bootstrap template



| JARDINS DE EXCELÊNCIA EM PORTUGAL |

Camélias em Portugal

Em Portugal, as árvores de camélia prosperam nas ilhas da Madeira e dos Açores, nas montanhas de Monchique e Sintra e na região centro, mas é nas quintas e jardins da região norte de Portugal que se encontram alguns dos mais notáveis exemplares. Muitos exibem cameleiras centenárias, algumas, julga-se, com origem em sementes trazidas directamente do Japão em viagens que remontam ao século XVI.

As condições favoráveis do solo e do clima permitem-lhes atingir portes imponentes e é comum ver a arte da topiária aplicada a cameleiras criando exuberantes esculturas verdes.

A maioria dos 400 cultivares de camélia foram criados em Portugal no século XIX, em parte graças ao trabalho de José Marques Loureiro, cujo viveiro nas Virtudes, no centro da cidade do Porto, foi o de maior prestígio no país.

Coleções notáveis deste período podem ainda ser apreciadas em jardins de quintas e parques históricos.

Mobirise

Terra Nostra, Açores

Há um jardim no Vale das Furnas há mais de duzentos anos. Do alto do Miradouro do Pico do Ferro percebe-se que não é propriamente um vale. É uma cratera, com 7 quilómetros de diâmetro, última memória de um vulcão há muito inativo.

Embora inicialmente ignorado pelos primeiros povoadores, o Vale das Furnas começou a ser popular no final do séc. XVIII, devido ao crescente interesse no uso de águas minerais para o tratamento de doenças como o reumatismo e a obesidade.

Mobirise

Parque da Pena, Sintra

 Parque da Pena é composto por vários jardins e áreas ajardinadas de enquadramento que se estendem por 85 hectares, onde espécies autóctones e exóticas oriundas dos 4 cantos do globo, surgem lado a lado numa composição paisagística luxuriante de referência em Portugal e na Europa.
Um extenso sistema de águas que inclui cascatas, tanques, lagos e fontes, a par de pequenos edifícios decorativos, localizados no parque tendo por base uma cuidado sistema de vistas notáveis sublinham a ambiência romântica deste parque histórico, cuja capacidade de seduzir e de maravilhar, mais de um século depois, permanece viva.

Mobirise

Quinta de Curvos

Considerada uma das mais fantásticas Quintas do Minho, a Quinta de Curvos possui um historial repleto de histórias e acontecimentos que a marcaram nos últimos quatro séculos.
Ocupando uma extensa área de aproximadamente 16 hectares, toda murada sobre si, a Quinta de Curvos localiza-se no lugar do Cerqueiral, Freguesia de Forjães, concelho de Esposende, nas imediações do conhecido Souto de S. Roque, onde, por coincidência, por volta de 1600, foi erecta uma capelinha com a invocação de S. Roque, patrono e defensor das pestes e das fomes.